quinta-feira, 4 de março de 2010

Merzbow "Kuja kubato"



Este álbum de Merzbow (fruto da mente de Masami Akita, "padrinho do noise") pode ser considerado bastante audível, quando comparado com a restante discografia do projecto musical.
O melhor deste disco é a combinação entre a bateria e os ruídos gerados por Masami: faz parte do retorno do artista ao uso da deste instrumento de percursão, como uma nova forma de dar sentido ao caos auditivo gerado por computadores. Improvisações de bateria, acompanhadas de um esmagador ruído branco de fundo, misturado e sobreposto com diferentes camadas de efeitos e outros tipos de ruídos são o conteúdo geral destas músicas. A primeira música, distingue-se das outras na medida em que o ruído em vez de dispersar o ouvinte, captiva-o: há um ritmo que se intercepta cronicamente com a bateria.
É devido a estas combinações originais e incomparáveis no meio da música que vários críticos de música já atribuíram o título de "criador do noise" a Masami Akita.
Ao todo, existem 5 músicas. A duração destas ronda os 8 minutos cada. Não existe propriamente uma coesão entre estas, apenas o ruído e a bateria predominam em todas elas (pois, verdadeiramente, não existem outros instrumentos musicais inseridos neste álbum).

João Quintela

Aqui se encontra um vídeo de Masami Akita, numa performance em Madrid, em 2007:

http://vimeo.com/5504863 from mediateletipos on Vimeo.

0 comentários:

 

blogger templates | Make Money Online