quinta-feira, 4 de março de 2010

The Franciscan Hobbies "Walls are stuck"


Deambulações sonoras que oscilam entre um folk dissonante e ténues elementos de musique concrète, The Franciscan Hobbies encontram-se num solitário caminho sonoro, que só por si não tem paralelo.
O título do álbum, é devido a uma citação do lendário vocalista indiano Pandit Pran Nath: “walls are stuck…..outside – ideas fly in all directions.” É com esta frase que nós percebemos o porquê de todo este improviso ao longo desta obra: uma escapatória a estruturas musicais convencionais, uma aventura que nos leva a afundar nestas areias movediças,num lento e morno arrastamento.
Inovadores, acrescentam com este álbum, um novo título de referência obrigatória num catálogo da Jewelled Antler.
Na minha perspectiva, isto é música que poderia ser oriunda de qualquer tempo excepto esta última década: algo que torna este grupo ainda mais invulgar.
Os métodos usados para criar esta música parecem ser espontâneos, o que consequentemente cria algumas dissonâncias, atribulando o leitor. No entanto, quando se surge algo melódico, é como uma flor a desabrochar num terreno que tinha sido recentemente incendiado; algo despropositado, mas que simboliza uma continuidade orgânica na peça.

João Quintela

Aqui está o link para a página do Last Fm do grupo.

0 comentários:

 

blogger templates | Make Money Online